Você já ouviu o termo “Casa Inteligente”? Esse termo não é tão novo assim, mas é somente agora que está se tornando um termo popular.
Casas Inteligentes são casas totalmente automatizadas, através de algum tipo de tecnologia.
Ficou curioso? Continue lendo este artigo!
O primeiro passo é ter uma assistente virtual. Temos duas ótimas opções no mercado: A Alexa da Echo Dot da Amazon e o Google Home.
É através dessa assistente que você conseguirá centralizar todos os outros dispositivos que listaremos abaixo.
Esses dispositivos servem para dar ordens, como ler as notícias, perguntar como está o trânsito, etc.
Você também pode configurar rotinas nessas assistentes virtuais para quando você acordar e der bom dia, ela dar início a uma série de coisas pré-programadas a partir desse bom dia.
Aliás, além dessas versões compactas, essas assistentes também possuem a versão com tela, que te dá muito mais possibilidades, porém são mais caras.
Depois que a assistente virtual estiver configurada, você precisará automatizar a iluminação, e existem várias marcas de lâmpadas wifi disponíveis no mercado que permitem essa automatização.
Elas variam no valor e modelo, e você vai escolher de acordo com sua necessidade.
Todas elas são muito simples de instalar, basta baixar o aplicativo, seguir o passo-a-passo contido no manual para efetuar a configuração.
Depois que fizer a configuração será possível jogar para dentro da assistente.
Também é possível automatizar lâmpadas comuns através de interruptores wifi.
O terceiro passo na automação da sua casa, serão os itens controlados por controle remoto. Dessa forma, para isso é preciso adquirir um controle remoto universal próprio para essa função.
Existem vários modelos no mercado e você escolhe o que melhor se adequar a sua necessidade.
O controle remoto universal é um aparelho que emite um sinal infravermelho quando ativado, e sem dúvida é uma ferramenta muito simples de configurar.
Através dele, você consegue automatizar vários itens da sua casa, como TV, ar-condicionado, etc.
É uma comodidade extra, pois você não precisa levantar de onde estiver e nem usar mais de um controle remoto, visto que fica tudo centralizado nele.
Com esse controle remoto, você pode centralizar todos os seus dispositivos que dependem de controle remoto para serem acionados.
Depois de configurar todos os itens que você deseja automatizar, é só centralizar tudo dentro da Alexa ou da Google.
Assim, você consegue dar comandos de voz para toda a sua casa e ainda criar rotinas pré-programadas.
Enfim, existem muitas possibilidades a serem exploradas dentro de uma casa inteligente. Você pode automatizar praticamente tudo.
Através das tomadas Wifi, você pode automatizar o seu ventilador, cafeteira, ou qualquer item que seja ligado dessa forma.
Ela só não é muito indicada para videogames, pois quando você manda desligar ela corta a energia de uma só vez, podendo queimar o dispositivo.
Existem muitas possibilidades sendo lançadas todos os dias nesse mercado, desde cortinas até fechaduras, ou seja, é um mercado que tende a não parar mais de crescer e se tornar cada vez mais comum.
Por esse motivo, hoje os itens necessários para automatizar sua casa estão muito mais acessíveis do que quando se começou a falar em casa inteligente.
Você já conhece o Residence Nossa Senhora Auxiliadora? Compre seu lote em Gravatá e more em uma região tranquila e próximo à natureza, com o melhor clima da região.
Entre em contato e agende uma visita!