De cara, podemos dizer que existem vantagens e desvantagens em comprar ou alugar um imóvel. A seguir, você verá quais são os fatores que precisam ser considerados para fazer a melhor escolha. Confira!
Quando se pensa em morar, a opção do aluguel é sempre a mais fácil de ser tomada.
Isso porque, o processo de locação é mais simples e rápido que comprar uma casa ou um apartamento.
Outro benefício que o aluguel proporciona é a flexibilidade. Se você pretende migrar de carreira por exemplo, é mais difícil quando se tem uma parte do orçamento comprometida com uma parcela de financiamento.
O primeiro ponto a se considerar, é que o proprietário de um imóvel tem muito mais liberdade para fazer reformas e usar a criatividade para deixar o espaço do que jeito que quiser.
Além disso, morar em um lugar que lhe pertence, oferece uma certa tranquilidade, já que a propriedade pode sofrer valorizações ao longo dos anos.
A princípio, alugar um imóvel pode trazer a sensação de liberdade caso ocorram mudanças de planos, porém oferece instabilidade. Já que o proprietário pode pedir que o locatário deixe a propriedade a qualquer momento.
Outro ponto, são as limitações para fazer mudanças, você não vai poder deixar a sua casa ou apartamento totalmente com a sua cara.
Especialistas em psicologia do consumo, acreditam que essa seja uma opção que não se encaixa na realidade do cidadão comum, visto que a maior parte das pessoas ainda tem dificuldades em se controlar financeiramente e provavelmente não conseguiria poupar o dinheiro por tantos anos.
A maioria das pessoas não tem disciplina financeira e agem no impulso da emoção na hora de usar do dinheiro.
Assim, é provável que a maioria acabe gastando o dinheiro ao invés de guardar. De acordo com especialistas alugar ao invés de comprar, levará o consumidor a passar a vida toda morando de aluguel e com pouco dinheiro no banco.
O primeiro passo é buscar informação. Pesquise sobre a situação econômica do país, a variação dos preços de aluguel, se os juros para compra financiada estão em alta e quais são as projeções para os próximos meses e anos.
Porém, mais importante que tudo isso, é avaliar o seu momento de vida. Como você está em relação aos seu emprego atual e por quanto tempo você pretende ficar no mesmo emprego, por exemplo.
Se você pretende passar por grandes transformações a curto prazo, o aluguel pode ser a opção ideal.
Fez as suas contas e decidiu pela compra? Saiba que existe mais de uma opção para você comprar seu imóvel.
Avalie qual é a opção que melhor se encaixa na sua realidade.
É como se fosse um empréstimo, o consumidor pega o dinheiro para a compra do imóvel e devolve em prestações com juros.
Uma das vantagens dessa modalidade é referente à agilidade do processo. Porém é preciso ficar atento às taxas de juros, que podem encarecer muito o imóvel.
Antes de fechar com a primeira financeira, pesquise e compare as taxas e prazos de pagamento, e acima de tudo, tenha certeza de que as condições estão dentro do seu orçamento.
É uma modalidade muito popular entre os brasileiros, mas tem suas vantagens e desvantagens.
Alguns dos pontos positivos são a isenção de juros e a facilidade no processo de compra.
Porém, se você tem urgência na compra, o consórcio pode não ser o mais indicado. Isso porque, não tem como saber quando você será contemplado.
Essa é uma boa escolha para aqueles que têm onde morar, e que não tem pressa.
Já descobriu qual é a melhor para você: comprar ou alugar um imóvel?