Você já ouviu falar em “Êxodo Urbano” e sabe o que isso tem a ver com morar no campo?
Esse é um termo que vem se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje.
O êxodo urbano nada mais é do que um movimento migratório caracterizado pela mudança das pessoas da área urbana para a área rural, ou seja, das cidades para o campo.
Confira este artigo e saiba mais!
Seja pela qualidade de vida ou pelo custo mais baixo, as pequenas cidades do interior ou do litoral estão se tornando o destino de muitas pessoas que viviam nas metrópoles.
A chegada da pandemia abriu os olhos de muitas pessoas sobre qual o verdadeiro valor das coisas, e muitos adquiriram a liberdade geográfica nessa época, já que houve um crescimento na modalidade home office.
A tecnologia foi um elemento fundamental para acelerar esse processo, pois possibilitou que as pessoas continuassem trabalhando de qualquer lugar do mundo.
As empresas também foram beneficiadas pelo êxodo urbano, pois com os funcionários trabalhando em home office, os custos caíram, aumentando assim o faturamento.
Pesquisas realizadas pelo mercado imobiliário reforçam que teve um aumento de 43% de buscas por imóveis no litoral e 42% no interior durante a pandemia.
Além disso, muitos relatam que a pandemia tornou inviável economicamente continuar morando em uma cidade grande.
Foram mais de cem anos de êxodo rural, em busca de modernidade. A vida frenética nas ruas, os encontros nos restaurantes, um mundo de oportunidades extremamente atrativo levaram muitas pessoas a trocarem o campo pelas cidades no passado.
Porém, com o tempo vieram os efeitos colaterais nas grandes cidades, e com isso as pessoas voltaram a buscar por uma vida mais simples, processo que foi intensificado pela pandemia.
A lista de vantagens de morar no campo é bastante extensa, porém as pessoas citam a vida próxima à natureza e os benefícios desse estilo de vida, como o principal motivo para essa mudança.
Mas é preciso tomar alguns cuidados para que esse sonho não se torne um pesadelo.
Nesse sentido, a melhor maneira de fazer essa transição é ocupar o campo de forma sustentável, sem causar um impacto social e ambiental.
Hoje, existem vários cursos online que ajudam as pessoas a fazerem essa transição de forma tranquila, sem grandes consequências negativas.
Um ponto importante a ser evitado, é o de romantizar a vida próxima à natureza.
Muitas pessoas, ao se mudar para o campo, alimentam a ilusão de que tudo será lindo, maravilhoso e perfeito.
Porém, vale lembrar, que é necessário muito trabalho para que tudo fique da forma que você sonhou.
Por isso, hoje existem as opções dos condomínios residenciais. Esses condomínios são uma forma de você viver próximo à natureza, ter mais qualidade de vida e ao mesmo tempo continuar tendo uma vida parecida com a que tinha na cidade.
Além disso, esses condomínios normalmente contam com toda uma infraestrutura, facilitando o processo para quem quer ter qualidade de vida com as facilidades da capital.
Inclusive, a maioria deles fica a poucos quilômetros das grandes cidades.
Se depois de ler este artigo você tomou sua decisão de migra para o campo, você precisa conhecer o Residence Nossa Senhora Auxiliadora em Gravatá, Pernambuco.
O condomínio conta com infraestrutura completa, ruas calçadas, capela, área verde, luz, água e uma vista deslumbrante.
Entre em contato conosco e faça uma visita!