Se você está pensando em morar em Gravatá, leia este artigo, pois hoje falaremos um pouco dessa cidade encantadora.
Gravatá é conhecida como a Suíça nordestina ou a Suíça pernambucana. Já que ela fica localizada no agreste, em um ponto chamado Planalto da Borborema, há mais de 447 metros acima do nível do mar e distante a apenas 80 quilômetros da capital Recife.
O município de Gravatá teve origem em uma fazenda em 1808 a qual pertencia a José Justino Carreiro de Miranda. Essa fazenda servia como hospedagem para os viajantes que iam comercializar o açúcar e a carne bovina, afinal, eram os principais produtos da época.
A cidade foi fundada em 15 de março de 1893 e possui alguns apelidos, como Terra do Morango, Cidade Hospedeira e Capital dos Turistas.
Na agricultura, a cidade é produtora de leguminosas e frutas, dando destaque ao morango, fruta que lhe rendeu um dos apelidos. Além disso, a cidade é uma grande produtora de flores, e é uma exportadora desse produto.
Conhecido como importante polo moveleiro do estado, já que concentra um grande número de fabricantes de móveis rústicos e semi-rústicos em madeira maciça, além de fibras naturais.
No campo da pecuária, a cidade já teve o maior criador de gado holandês de Pernambuco e do Nordeste, mas hoje em dia, a economia do município gira em torno do centro da cidade, onde está concentrada a maioria dos estabelecimentos comerciais.
Entretanto, nos últimos tempos a cidade tem apontado um forte crescimento na área do turismo. Em virtude de ser uma região de transição entre o sertão e a zona mata, podem ser encontrados diversos exemplares tanto da Mata Atlântica quanto da Caatinga.
De acordo com dados do IBGE de 2021, o município conta com uma população de 85.309 habitantes, distribuídos em uma área de 506,785 quilômetros quadrados.
O clima de Gravatá é considerado semi-árido por influência da Serra das Russas, como resultado de sua altitude provoca chuvas orográficas, que se originam em altos-relevos.
Possui uma temperatura média anual de 22 graus, com mínimas já registradas de até 15 graus nos meses mais frios e máximas que podem chegar a mais de 30 graus.
Por causa do seu clima ameno, belas paisagens e ambiente agradável, a cidade é um convite a um bom relaxamento, passeio e até mesmo moradia.
O primeiro ponto que faz muitas pessoas escolherem Gravatá para morar é a tranquilidade da cidade. Se você busca paz e tranquilidade, essa é a cidade perfeita para você.
Se você gosta de fazer compras, vai adorar o comércio da cidade, pois ele abre de domingo a domingo. Além disso, em Gravatá você encontra várias lojas de fábrica de móveis de madeira maciça, bem como várias lojas de artesanato e produtos de decoração.
Outra coisa que atrai bastante pessoas para essa região, é o clima ameno da cidade, ideal para quem curte um clima da serra. Em Gravatá os dias são mais quentes, com temperaturas até 30 graus, e vai ficando mais fresco conforme vai chegando o fim do dia.
Além do clima, você encontra muitas oportunidades de contato com a natureza em Gravatá. São inúmeras cachoeiras para você curtir sozinho ou em família.
Em relação à moradia, existem vários condomínios fechados, onde você pode usufruir da vida no campo com mais segurança e tranquilidade.
Outra vantagem em relação a outras cidades turísticas, é que em Gravatá você visita vários pontos turísticos sem gastar nada ou quase nada.
A cidade é bem pequena, e possui uma receptividade que encanta quem visita. Os gravataenses são muito acolhedores e tratam todo e qualquer visitante ou novo morador com muito carinho.
Por ser uma cidade turística, é fácil a geração de renda em Gravatá, as pessoas conseguem viver bem mesmo sem ter um emprego formal. O ramo de construção cível, por exemplo, é um setor que está em crescimento na cidade.
Outra coisa que encanta os visitantes e novos moradores é a feira livre da cidade, que conta com, pelo menos, quatrocentos feirantes e muita variedade, além de um preço muito acessível com produtos fresquinhos e de qualidade.
Enfim, é uma cidade de interior, bem organizada, limpa e muito bonita. É uma ótima opção para quem busca mais qualidade de vida, mais tranquilidade e mais contato com a natureza.
E aí, gostou da cidade?
Se depois desse artigo você está cogitando se mudar para Gravatá, entre em contato conosco e conheça o Residence Nossa Senhora Auxiliadora.
Seu sonho realizado no lugar certo. O Residence Nossa Senhora Auxiliadora possui ruas calçadas, áreas verdes, água, luz, capela e estrutura completa, além de uma vista deslumbrante.
Venha nos conhecer, agende uma visita!